Bem-vindos ao website do Consulado Geral de Portugal em Xangai

Mais notíciasNotícias

O Governo português congratula-se pelo convite endereçado a Marta Santos Pais para integrar a Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM). É a primeira vez que uma cidadã portuguesa irá assumir estas funções, o que traduz, nas palavras da Presidente da CIPM, a Juíza Navi Pillay, o reconhecimento da sua “profunda experiência e prestígio global” na área dos direitos humanos.

A abolição universal da pena de morte é uma prioridade constante da política externa portuguesa, que se concretiza numa ação transversal e coerente, a nível bilateral e multilateral, para pôr fim a esta prática. Portugal foi um dos membros fundadores da CIPM, e apoia de forma ativa os seus esforços que tanto têm contribuído para reforçar a tendência global de abolição da pena capital.

No decurso  de uma longa carreira que incluiu o exercício das funções de liderança na Organização das Nações Unidas, a nova Comissária prestou um contributo inestimável à causa abolicionista. Entre outros exemplos, destaque-se o seu papel na negociação do Segundo Protocolo Adicional ao Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, e na inclusão, na Convenção sobre os Direitos da Criança, da cláusula que proíbe a aplicação da pena de morte a menores de 18 anos.

A sua ação alargou-se também a outros domínios de importância crucial, nomeadamente o do combate à violência contra crianças, granjeando-lhe o respeito de todos quantos com ela trabalharam nos mais diversos cenários. O Governo português está certo de que o seu contributo continuará a revelar-se valioso, e reitera o seu apoio ao trabalho da CIPM.

Prorrogação estado da emergência face mobilidade de viagem de e para Portugal continental (Decreto do Governo nº 3-E/2021 de 12 de fevereiro)

https://dre.pt/application/file/a/157397886

 

Foi publicada no dia 28 janeiro, em Diário da República, a Portaria n.º 23/2021 que procede à terceira alteração Portaria n.º 214/2019, de 5 julho, que define a Medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, no âmbito do PROGRAMA REGRESSAR.

Entre as várias medidas previstas no PROGRAMA REGRESSAR, incluem-se a atribuição de apoios financeiros aos emigrantes ou seus familiares que regressem a Portugal e iniciem atividade laboral em Portugal continental, bem como comparticipação de despesas inerentes ao seu regresso.O Referido diploma procedee às seguintes alterações:

Agendamentos online

agendamentoonline 1

Vistos

vistosonline 1

Contactos

16-C, Cristal Century Tower nº 567, Weihai Road
200 041 Shanghai
The People's Republic of China
上海市静安区威海路567号晶采世纪大厦16C座 邮编 200041

+(86) 216 288 67 67
+(86) 15921553994 (Emergência)
consulado.xangai@mne.pt

Mais informação

Ligações Úteis

 Siga-nos em:

Wechat

123

Sina Weibo

 

logo simples

oceans

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático